terça-feira, 10 de julho de 2018

IFBA inaugura cursos superiores no campus de Santo Antônio de Jesus

Equipe de coordenadores, professores e técnicos do Campus SAJ



Um grande momento para o IFBA e para a sociedade de Santo Antônio de Jesus e região. Assim a diretora do Campus local do Instituto Federal da Bahia, Edna Matos, define o início dos cursos superiores na instituição, ocasião que será celebrada com a aula magna proferida por Gorgônio Araújo, diretor de Gestão e Soluções da RNP nesta sexta-feira, 13, a partir das 19 horas.
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Produção Multimídia são os três cursos que irão iniciar as aulas na segunda-feira, 16/07. Cada turma terá 30 alunos e os cursos terão duração de três anos.

Segundo Edna, a decisão de realizar estes três cursos no período noturno atende a uma demanda específica dos trabalhadores do comércio, que representam 80% da população ativa de Santo Antônio de Jesus."Com a implantação destes cursos avançamos na missão institucional que é tornar nosso campus referência na área de tecnologia da informação e, num segundo momento, criar um núcleo para desenvolvimento e formação na área de tecnologias em saúde, em consonância com a política pública que vem sendo implantada pelo Governo do Estado para transformar a cidade num polo regional de saúde", explicou.

O campus de Santo Antônio de Jesus já é um dos maiores polos do Pronatec Mediotec, com 1.900 alunos inscritos em cursos presenciais e a distância espalhados por 16 municípios do entorno. No último dia 16 de junho, mais de 500 deles estiveram reunidos em um encontro que serviu ao mesmo tempo de integração e de celebração antecipada do São João.
A diretora do Campus SAJ do IFBA, Edna Matos

"Trazer estes estudantes para dentro do nosso campus e mostrar que eles são alunos de uma grande instituição de ensino é uma forma de elevar a auto-estima deles e de combater a evasão escolar que, nacionalmente é um dos mais graves problemas enfrentados pelo ensino de segundo grau no país", justifica.

Segundo estudo divulgado pelo INEP em junho de 2017, através de dados coletados pelo Censo Escolar entre 2014 e 2015, a evasão no segundo grau foi de 12,7% dos alunos matriculados no primeiro ano do ensino médio, seguida por 12,1% dos matriculados no segundo ano.

No caso específico do Pronatec, as maiores dificuldades para manter os alunos se devem ao fato de que muitos deles não possuem internet e até mesmo computador em casa para realizar as atividades fora dos laboratórios de informática. Para contornar o problema, os coordenadores do polo EAD tem sido orientados a acompanhar de perto os alunos, mostrando como é importante que eles persistam.

"Sentimos que os resultados tem sido positivos, os alunos demonstraram que entenderam que o muro do nosso campus não está ali para intimidar ninguém e sim para proteger o patrimônio físico, e que nós estamos empenhados em construir uma instituição devotada a servir a comunidade para além deste muro", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário