segunda-feira, 21 de maio de 2018

IFBA debate com entidades trabalhistas a interiorização da aprendizagem profissional no Estado da Bahia


Representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT/BA), Tribunal Regional do Trabalho (TRT/5), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA/5) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) reuniram-se nesta segunda-feira, 14, no gabinete da Superintendente Regional do Trabalho na Bahia, Gerta Schultz, a fim de debater ações e projetos para a interiorização da aprendizagem profissional em todo o Estado da Bahia.

Na ocasião, foram debatidos os termos do acordo de cooperação técnica para a implantação do projeto Cidadão Aprendiz no interior do Estado, município de Vitória da Conquista. Implantado pela primeira vez em 2014 na capital baiana, o projeto tem o objetivo de oportunizar a primeira experiência profissional e a reintegração social aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica que cumprem medidas socioeducativa em meio aberto e em semiliberdade.


O projeto tem previsão de início em 20 de junho quando será assinado o termo de cooperação entre os órgãos participantes. Nesta primeira edição, os jovens terão aulas nos cursos de Help Desk e Serviços Administrativos. Com duração de 02 anos serão fornecidos dois módulos aos alunos. O primeiro voltado para a teoria, abordando questões comportamentais relacionadas ao ingresso no mercado de trabalho, com duração de 600 horas aulas ministradas pelo IFBA. Após esta etapa, os jovens serão recepcionados pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e Secretarias para desenvolverem o módulo prático com duração de 1240 horas.


Estiveram presentes no encontro o Procurador Chefe do MPT/BA, Luís Carneiro e a Procuradora do Trabalho Verena Borges; as Juízas do trabalho, Dorotéia Silva de Azevedo Mota e Gerúzia Amorim; a Presidente da AMATRA Angélica Ferreira; o Chefe da Inspeção do Trabalho na Bahia, José Honorino de Macedo; a Coordenadora e a Sub Coordenadora da atividade de Fiscalização da Aprendizagem na Bahia, Taís Arruti e Marli Costa e pelo IFBA, o Coordenador Geral do Pronatec, Marco Antônio Tavares Goes e a Assessora do Pronatec Aprendizes Renata Martorelli.

Ascom Pronatec-IFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário