quinta-feira, 19 de julho de 2018

IFBA implanta laboratório de informática em assentamento rural

 O coordenador-geral do Pronatec IFBA, Marco Antônio Góes, anunciou a implantação de um laboratório de informática no Projeto Assentamento (PA) Terra Vista, no município de Arataca, litoral sul baiano.

Góes representou o reitor Renato da Anunciação Filho no encontro realizado no local nesta quarta-feira, 18, que reuniu ainda a diretora do Banco Mundial, Fátima Amazonas,  o superintendente da Educação Profissional do Estado da Bahia, Durval Libânio, o coordenador executivo do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, e o consultor da Fundação Mundial do Cacau, Pedro Ronca, entre outras autoridades recebidas por Mestre Joelson e Solange Brito, lideranças da Teia dos Povos.

Situado às margens da BR-101, o PA Terra Vista é fruto de uma das primeiras ocupações de trabalhadores sem terra na região cacaueira do início dos anos 1990, quando iniciou o processo de recuperação de 90% da mata ciliar do Rio Aliança, além da manutenção de 34% da reserva legal da área, que fica no entorno da Unidade de Conservação do Parque Nacional Serra das Lontras.

Com 913,6 hectares e mais de 50 famílias assentadas, atualmente o Terra Vista é referência em preservação ambiental, agroecologia e produção de mudas de espécies da Mata Atlântica, como Jacarandá, Ipê Amarelo, Pau-Brasil, Jatobá e Cedro. Possui piscicultura, cultivo de frutíferas e hortaliças reconhecidas como Produção Orgânica pelo IBD Certificações, e um viveiro que produz 150 mil mudas por ano. É também referência na produção de cacau orgânico.

"Temos aqui um processo de duas décadas de trabalho, temos pesquisa e inovação tecnológica graças às parcerias que temos com o Instituto Cabruca, o EcoBahia que é hoje nosso principal braço de ATER. Iremos recuperar 200 mil hectares de cacau e implantar 200 mil hectares de SAF's para beneficiar 32 mil famílias no território que abrange a indicação geográfica do Cacau" declarou Mestre Joelson.

"O IFBA se orgulha de associar-se a esta ação, com a implantação de um laboratório de informática. Mas para além dessa medida, iremos implantar o Campus da Sustentabilidade da Mata Atlântica em Camacã com um investimento de 1,4 milhão de reais para qualificar a mão-de-obra da região tanto para o emprego, quanto para o empreendedorismo", afirmou Marco Antônio Góes.

A Suprot anunciou os preparativos finais para a inauguração da fábrica escola no Terra Vista. "Esse é um compromisso do Governador Rui Costa e do secretário Pinheiro e que como superintendente estarei aqui para executar. Vamos aproveitar nossas potencialidades e vamos canalizar para o desenvolvimento rural, aliado à educação tecnológica e à agroecologia", declarou Durval Libânio.

"Essa é a minha terceira visita ao Terra Vista e sempre que venho levo de volta na bagagem muita esperança. E estamos com um projeto em andamento para ampliar ainda mais as ações do Banco Mundial junto às comunidades rurais, a Teia é um case de sucesso", declarou Fátima Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário