sexta-feira, 18 de maio de 2018

'Força-tarefa' faz busca ativa de alunos do Pronatec

 
 
Sumaré, Lajinha, Porto Feliz, Largo, Sertão Bonito, Queimadinha e Andaraí. Alguns destes distritos e povoados de Piritiba ficam a mais de 60km de distância da sede. Pois é justamente nestas localidades que a 'Força-tarefa' integrada por servidores do IFBA e da Prefeitura local tem concentrado esforços no sentido de resgatar estudantes que se inscreveram no Pronatec, mas que não estavam frequentando as aulas semanais presenciais.

"Nós estamos indo a campo para fazer a reoferta a estes alunos que não estavam tendo condição de acompanhar os cursos e o resultado tem sido muito satisfatório", explica o assistente de coordenação do Pronatec em Piritiba, Josivan de Jesus Reis, 33.
Nascido na cidade vizinha de Mundo Novo e licenciado em Computação, Josivan também leciona no curso de informática do Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguacu II (CETEP), e divide com o o coordenador de polo Edson Lopes Santos, a servidora municipal Isabel Conceição Costa da Silva, o estudante Felipe Alves Lima e o motorista Jackson Galego a missão de percorrer os mais distantes rincões de Piritiba para convencer estudantes e seus responsáveis que vale a pena persistir nos cursos à distância de informática e informática para internet oferecidos pelo programa.

No caso da estudante Maiane Heston de Souza Santos, 17, a busca transpôs a divisa do município e chegou à cidade vizinha de Mundo Novo, para a alegria de seu pai, o auxiliar administrativo José Melônio dos Santos, 50. "Essa atitude fez a diferença não só para a minha filha, mas para outros estudantes de Mundo Novo que também não estavam podendo frequentar as aulas, mas que agora já tem transporte fornecido pela prefeitura. Nossa região é muito carente de cursos profissionalizantes", atesta.

O transporte semanal para as aulas presenciais no campus da Universidade Aberta de Piritiba era o principal, mas não o único responsável pela evasão de alunos do Pronatec de Piritiba. No caso de Ewerton Brito, 18, foi diferente. Ele frequentou o curso de informática regularmente até que a oportunidade de emprego como balconista numa lanchonete do povoado de Porto Feliz parecia ter representado o fim da linha para o curso de informática. "Fiquei um tempo ausente, até que o pessoal do IFBA foi até o meu trabalho e convenceu o gerente da lanchonete a me liberar do trabalho nos dias de aula", atesta.

Iniciada há um mês, a busca ativa de alunos do Pronatec em Piritiba deve prosseguir nos próximos finais de semana e não tem data para terminar. "Onde tiver gente querendo estudar que esteja fora da sala de aula a gente vai atrás", garante Josivan, que já identificou o próximo desafio do programa: assegurar a permanência dos alunos que não conseguem realizar as tarefas exigidas pelo programa porque não dispõem de computador com internet em suas casas. "A Prefeitura de Piritiba está licitando a compra de mais 40 computadores e quando eles chegarem teremos uma sala e professores de plantão para dar mais este suporte aos estudantes", garante.

Ascom Pronatec-IFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário