sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Trabalho de alunos do IFBA de Amargosa é selecionado pelo CONEPI


Silmary, Rosemare, Jociel, Diego e Rodolfo
Três estudantes do IFBA foram selecionados para apresentar um trabalho em conjunto com uma estudante da UFRB no Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONEPI), que será realizado entre os dias 27 a 30 de novembro em Recife.

Jociel Nunes Vieira, Rodolfo Ramos Tavares e Diego Grecco Pereira, alunos do curso Técnico em Redes do pólo de Amargosa, vinculado ao Campus de Santo Antônio de Jesus, e Rosemare dos Santos Pereira (UFRB) tiveram o artigo "Reflexão Acerca da Cibercultura do Humano-Indivíduo-Estudante da EAD Virtual/Digital e Sua Participação no Ciberespaço", aprovado pela comissão organizadora da 12a edição do CONEPI, cujo tema é "Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica"

A assistente de coordenação do polo de Amargosa, Silmary Silva dos Santos, relata que compartilhou com os alunos a informação sobre o congresso que recebeu em um grupo de WhatsApp. Jociel inicialmente se interessou e perguntou se haveria auxílio do IFBA caso eles tivessem trabalho aprovado. Depois de receber o  aval da coordenação-geral do Pronatec, ele chamou os colegas para redigirem juntos e conseguiram submetê-lo a tempo de ser aprovado.

"Foi com muita alegria que recebemos a notícia da aprovação do relato de experiência dos alunos do curso de Redes. Principalmente por se tratar de jovens estudantes empenhados na busca pelo conhecimento. Esse evento será uma oportunidade privilegiada para que eles possam compartilhar as experiências vividas e agregar novas vivências à trajetória formativa deles", declarou Silmary.

A partir de autores como o filósofo Michel Foucault, Lorenzo García Aretio, Ivana Borges Carneiro e Oresti Preti, o trabalho dos estudantes do IFBA e da UFRB levanta a reflexão em torno do papel do humano-indivíduo-estudante de EAD na construção de processos de conhecimento e de avaliação e na própria formação docente, em oposição aos processos ainda tradicionais na forma mecânica de apreensão do saber como os conteúdos são abordados.

"O aluno continua sendo um 'objeto', a transmissão de conhecimentos unilateral (por parte do docente) ainda é vigente, os alunos falam o que sabem e conhecem, mas não gera um conhecimento que motive um trabalho individual, em grupo ou projeto a ser desenvolvido, eles ainda são sujeitos passivos, pois não fazem parte dos processos de construção dos PPP's – Projetos Políticos Pedagógicos, dos métodos avaliativos, não sugerem novas possibilidades de uso dos espaços alternativos da escola, cumprem aquilo que a escola indica como atividade de cunho coletivo, social e inovador", pontuam os autores.

"Os próprios discentes podem promover debates, jogos, seminários e diálogos externos à instituição escolar que podem se tornar ferramentas avaliativas. Claro que para tudo isso, os estudantes também devem se organizar e motivar o diálogo estudante-docente e estudante-instituição", sugerem.

2 comentários:

  1. Muito bom o reconhecimento, obrigado!!
    Estaremos lá representando o IFBA!

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  2. Alunos do Mediotec vinculados ao campus Lauro de Freitas tb tiveram trabalhos aprovados!

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