quarta-feira, 28 de agosto de 2019

IFBA inicia curso preparatório em quatro bairros de Salvador

Com 170 inscritos, encerraram-se nesta quarta-feira, 28, as matrículas para o Prepara IFBA – Intensivão de preparo para o IFBA e para o Mundo. Além das aulas de português, matemática, história e geografia, os candidatos ao Processo Seletivo 2020 do IFBA das localidades de Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina, Itapuã e Boca do Rio terão à disposição oficinas temáticas de empreendedorismo, robótica, gestão financeira, arte-terapia, confecção de instrumentos e fotografia, entre outros.

“A prova de seleção para o IFBA será realizada no dia 24 de novembro, mas o curso vai até o dia 13 de dezembro, pois o nosso entendimento é que ele não deve apenas preparar o aluno para a prova, mas de promover uma experiência de educação inclusiva”, explica a diretora administrativa do Pronatec-IFBA, Iara Barreto.Uma apresentação dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis do Estado da Bahia – NEOJIBÁ – marcará a aula inaugural do projeto, que será realizada no próximo dia 5, a partir das 16h, no Espaço Cultural 2 de Julho - Reitoria. Estarão presentes à ocasião o reitor Renato da Anunciação Filho e o deputado federal Bacelar, autor da emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil que assegurou a viabilidade do Prepara IFBA.


“O Prepara IFBA oportuniza a jovens de escolas públicas poderem participar do nosso processo seletivo de maneira igualitária a outros estudantes, ampliando o acesso das camadas mais pobres da sociedade ao Instituto para além das cotas 50% a alunos oriundos das escolas públicas que nós já oferecemos”, explica o reitor.

Todos os alunos inscritos ganharam um kit contendo pasta, caderno, caneta, estojo, squeeze, camisa no ato da matrícula. Já o kit do professor é composto por estojo, apagador, caneta piloto e pendrive. Eles compõem a equipe de 22 profissionais selecionados pelo Edital 05/2019-PROEX/IFBA, integrada ainda por coordenador e apoio administrativo e pedagógico.

As aulas serão realizadas no período vespertino na Escola Estadual Georgina Ramos,  na Boca do Rio, no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina e na Associação Casarão do Abaeté, em Itapuã e no período noturno na Base Comunitária de Segurança da PM do Bairro da Paz, às segundas, quartas e sextas, passando a ser diárias duas semanas antes da prova. Também estão previstos atendimentos individuais de matemática, português, história e geografia a partir de outubro. Esta é a segunda edição do Prepara IFBA. Na primeira, realizada em 2018, foram contemplados 45 alunos e as aulas eram realizadas apenas na sede da Reitoria, no bairro do Canela. Em 2020, o objetivo é ampliar a abrangência do curso para outros bairros, outras cidades da região Metropolitana de Salvador e até mesmo para o interior do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário